O desenvolvedor Pythontem ganhado muita importância por conta do crescimento rápido da popularidade dessa linguagem. De acordo com o ranking TIOBE, Python é a terceira linguagem de programaçãomais utilizada pelos desenvolvedores. É mais desafiador dominar devido a seu amplo escopo, e embora habilidades gerais em todas as áreas possam ajudar, especialmente para a depuração, significa que você não tem especialização para problemas realmente difíceis. Além disso, o Codementor diz que os desenvolvedores freelancer full stack ganham US$ 61 – US$ 80/hora.
Um desenvolvedor full stack Python deve ter conhecimentos em bancos de dados relacionais, como MySQL ou PostgreSQL, bem como em bancos de dados NoSQL, como MongoDB ou Redis. É importante saber projetar e otimizar esquemas de banco de dados, escrever consultas eficientes e entender os princípios de normalização e indexação. O conhecimento full stack normalmente engloba um arcabouço de ferramentas para desenvolver o front-end, back-end e o banco de dados de uma aplicação, ou seja, stacks específicas para cada parte do desenvolvimento. Bom, agora que já entendemos melhor o que é ser uma pessoa desenvolvedora, vamos apresentar cada área de desenvolvimento — front, back e mobile — e também mencionar outras áreas relacionadas como banco de dados e devops. Afinal, toda pessoa desenvolvedora, independente de ser dev front-end, back-end ou full stack, precisa pelo menos, conhecer essas áreas e entender de forma geral como elas funcionam. Ao dominar tanto as tecnologias de front-end quanto de back-end, um desenvolvedor full stack Python possui a capacidade de desenvolver um projeto de ponta a ponta, sem precisar depender de outros profissionais.
O front-end é o que você vê quando visita um site, e inclui HTML, CSS, e outras linguagens como Javascript. Embora os web designers sejam freqüentemente responsáveis pelos aspectos artísticos mais refinados, desenvolver um front-end ainda requer ser orientado aos detalhes e equilibrar função e beleza. Com as Apostilas de tecnologia sobre https://pt.moyens.net/web/desenvolvimento-web-tendencias-que-vao-moldar-o-setor/ Front-end, Programação, UX & Design e Ciências de Dados da Alura avance nos estudos e no desenvolvimento da sua carreira em T. Um curso superior em tecnologia fará com que você construa bases sólidas sobre diversos assuntos. Assim, se você tem a possibilidade de fazer um curso superior, recomendamos sim que você faça uma faculdade.
Graças a uma grande comunidade de developers, vais encontrar imensa documentação. Existem muitos motivos para aprender Python, mas certamente agora gostavas também de saber quais são as perspetivas de trabalho se te especializares nesta linguagem de programação. Desde já avisamos que, o salário do programador Python não é o mesmo para perfis júnior e sénior.
Ou seja, normalmente, esse profissional tem experiência com uma variedade de linguagens de programação, bancos de dados e frameworks de desenvolvimento web. Hoje em dia, mesmo que eu não atue diretamente no back-end, eu consigo conversar numa mesma linguagem com pessoas curso de cientista de dados que vão desenvolver APIs do lado do servidor. Então, o meu dia a dia de dev full stack consiste em transformar telas do figma em aplicações ricas e levar os dados imputados pelo usuário, passando por APIs e chegando onde serão, de fato, armazenados no banco de dados.”
Essa área também é muito importante pois é com ela que garantimos que os sistemas estejam sempre disponíveis e funcionando corretamente. Para isso, aqui na Alura temos uma formação a partir do zero usando HTML e CSS de forma prática para construir páginas web. Dessa forma, ainda por volta dos anos 2000, surge o termo “Full Stack” para denominar as pessoas desenvolvedoras que tinham habilidades de trabalhar tanto com o front-end quanto com o back-end de aplicações web. Com esse aumento de complexidade, surge uma diferenciação entre front-end (responsável pela montagem da tela e captura das interações dos usuários) e back-end (responsável por processar as informações coletadas). Dada essa divisão, se especializar somente em uma das duas áreas se tornou uma tarefa demorada. Apesar dessa especialização em áreas, ainda existiam profissionais capazes de lidar com todas essas etapas de desenvolvimento.